Biónica
O que é:
A Biónica (junção das palavras biologia+electrónica) é a aplicação de métodos e sistemas encontrados na natureza na criação de sistemas de engenharia e novas tecnologias.
Qual a sua utilidade:
A cópia de certos mecanismos biológicos e a sua aplicação na tecnologia é bastante útil, uma vez que o próprio ambiente exerce a chamada “selecção natural” sobre todos os organismos, obrigando-os a desenvolver estruturas que permitam a sua adaptação ao meio ambiente de forma extremamente eficaz. Desta maneira, é possível desenvolver certas tecnologias que se tornam extremamente úteis e eficientes, pois têm por base um mecanismo natural, que em si mesmo já eficaz.
Exemplos
- Foi criado um tipo de repelente que protege certos materiais, como a nossa roupa, da água e poeira, através do estudo e observação da superfície das flores de lótus, flores conhecidas por possuírem uma superfície praticamente impermeável a tudo que se conheça.
(Superfície da flor de lótus observada ao microscópio)
- O velcro foi inventado por um engenheiro suíço que após passear o seu cão, reparou, observando no microscópio, que as sementes da planta Arctium (vulgarmente conhecidas por “carrapichos”), que se colavam ao pêlo do seu animal e às suas próprias roupas, continham centenas de minúsculos “ganchos”, que se agarravam aos materiais têxteis ou pêlos com disposição “encaracolada”. Assim, ao criar uma maneira de replicar estas formas da natureza, foi criado o velcro, que é nada mais que um tecido com pequenos “ganchos” que se agarram a outro tecido “encaracolado”, permitindo a criação de um sistema de fecho extremamente eficaz.