Programação
É o processo de "design", escrita, teste, "debug" (correcção de erros), e manutenção do código fonte de um determinado programa cujo objectivo é exibir um comportamento desejável. Por outras palavras, é transformar uma ideia em algo (neste caso, o programa) que a máquina compreenda, comunicando com a mesma utilizando uma linguagem de programação.
A programação exige muitas vezes conhecimentos amplos em diversos domínios, principalmente no domínio da lógica e matemática.
Tal como na “linguagem humana”, na programação existem também diversas linguagens. A maior parte destas são textuais, ou seja, utilizam sequências de texto com palavras, números e pontuação, com uma determinada estrutura. Este aspecto da linguagem é chamado sintaxe, sendo o significado de cada palavra ou combinação de palavras regulado pela semântica.
No caso dos robots, a programação é aquilo que geralmente permite o controlo dos seus sistemas, de modo a dar-lhe o comportamento desejado, permitindo assim a criação de robots inteligentes ou conferindo-lhes uma grande flexibilidade para as tarefas a realizar. Um braço robótico, por exemplo, pode concretizar inúmeras tarefas diferentes, sendo para tal apenas necessário alterar o programa, sem modificar a componente mecânica ou electrónica (hardware).