Passo a Passo
Fotos da Montagem do Robot
Estrutura:
Sistema de Iluminação - LED Ilumin-Eye
Placa de Ligações
Sensor de cor
Sensor de linhas
Sensor ultrasónico
Roda
Garra
2/5/2011
2/5/2011
Material:
- 1 breadboard
- 5 botões
- 1 piezo speaker
- 1 ldr
- 6 resistências de 1 Kohm ou mais (servem como resistências pull-down, que ligam, cada uma o respectivo pin da placa à terra, ou "ground", "puxando" o valor lido pelo pin para "LOW", quando o circuito ligado ao mesmo fica aberto)
- Cabos de ligação
- Placa Arduino
Esquema do circuito:
Programa:
int notesToPlay[7];
int notes[] = {
NOTE_C5, NOTE_D5, NOTE_E5, NOTE_F5, NOTE_G5 };
void setup() {
pinMode(button1Pin, INPUT);
pinMode(button2Pin, INPUT);
pinMode(button3Pin, INPUT);
pinMode(button4Pin, INPUT);
pinMode(button5Pin, INPUT);
pinMode(8, OUTPUT);
Serial.begin(9600);
}
void loop() {
for (int thisButton = 0; thisButton < 5; thisButton++) {
notesToPlay[thisButton] = notes[thisButton];
int ldrReading = analogRead(ldrPin);
notesToPlay[thisButton] = notes[thisButton] + (ldrReading * 0.1) - (ldrNeutral * 0.1);
buttonState[thisButton] = digitalRead(buttonPin[thisButton]);
if (buttonState[thisButton] == HIGH) {
// play the note corresponding to this button:
tone(8, notesToPlay[thisButton], 20);
}
}
}
07/03/2011
Fizemos hoje a terceira experiência com a placa arduino.
Material (hardware):
1x Breadboard
1x Arduino Uno
1x Led
1x LDR
3x Resistências
11x Cabos de ligação
1x Piezzo Buzzer (altifalante)
Mac ou PC com Windows XP ou sistema operativo mais recente
Software*:
Ambiente de desenvolvimento da Arduino (software de programação).
Procedimento:
1 - Montar o circuito na breadboard como indica a figura 3.
2 - Criar um programa novo no ambiente de desenvolvimento da Arduino, para obter o comportamento necessário. Os programas de exemplo são muito úteis para aprender a linguagem de programação da placa Arduino e para poder tirar partido das suas funções.
3 - Ligar a placa Arduino ao computador.
4 - Transferir o programa para a placa, clicando no botão "upload" do ambiente de desenvolvimento.
5 - Esperar que a transferência termine e observar o comportamento do circuito.
Figura 3 - Esquema de montagem do circuito (criado em Fritzing**)
28/02/2011
Fizemos hoje a nossa segunda experiência com a placa arduino.
Material (hardware):
1x Breadboard
1x Arduino Uno
1x Led
3x Resistências
5x Cabos de ligação
1x Butão
1x Piezzo Buzzer (altifalante)
Mac ou PC com Windows XP ou sistema operativo mais recente
Software*:
Ambiente de desenvolvimento da Arduino (software de programação).
Procedimento:
1 - Montar o circuito na breadboard como indica a figura 2.
2 - Criar um programa novo no ambiente de desenvolvimento da Arduino, ou utilizar um dos exemplos existentes e modificá-lo para obter o comportamento necessário. Neste caso o programa poderá ser criado a partir do exemplo "Blink", "Button" ou "Tone Melody". Os programas de exemplo são muito úteis para aprender a linguagem de programação da placa Arduino e para poder tirar partido das suas funções.
3 - Ligar a placa Arduino ao computador.
4 - Transferir o programa para a placa, clicando no botão "upload" do ambiente de desenvolvimento.
5 - Esperar que a transferência termine e observar o comportamento do circuito.
Figura 2 - Esquema de montagem do circuito (criado em Fritzing**)
21/02/2011
Iniciámos hoje a fase de testes da placa Arduino.
Material (hardware):
1x Breadboard
1x Arduino Uno
2x Leds
2x Resistências
4x Cabos de ligação
Computador: PC com sistema operativo Windows ou Linux / Mac com Mac OS X.
Software*:
Ambiente de desenvolvimento da Arduino (software de programação).
Procedimento:
1 - Montar o circuito na breadboard como indica a figura 1. Os pinos de saída da placa que decidimos utilizar foram o 7 e o 8 - estas saídas podem ser alteradas, desde que sejam definidas no programa que será transferido para a placa. Cada LED deverá estar ligado a uma resistência suficientemente forte para limitar a corrente que o atravessa, impedindo que o mesmo seja danificado. O ânodo do LED (terminal maior) deverá estar ligado à parte do circuito que liga ao pino de saída da placa. A outra ponta do circuito que liga ao cátodo do LED, deverá ligar à entrada "ground"(GND) da placa.
2 - Criar um programa no ambiente de desenvolvimento da Arduino (ou utilizar o programa de exemplo "Blink" e acrescentar as modificações necessárias. Para quem nunca utilizou o software da Arduino: Programação )
3 - Ligar a placa Arduino ao computador.
4 - Transferir o programa para a placa, clicando no botão "upload" do ambiente de desenvolvimento.
5 - Esperar que a transferência termine e observar o comportamento dos LEDs.
Figura 1 - Esquema de montagem do circuito (criado em Fritzing**)
*A lista não inclui o sistema operativo necessário para o funcionamento do computador.
**Fritzing é um software gratuito que permite criar esquemas de circuitos, de maneira intuitiva. Para mais informações aceder à página: https://fritzing.org/