Passo a Passo

 Fotos da Montagem do Robot

Estrutura:

Sistema de Iluminação - LED Ilumin-Eye

Placa de Ligações

Sensor de cor

Sensor de linhas

Sensor ultrasónico

Roda

Garra

 2/5/2011

 2/5/2011

 

 

 

Material:

  • 1 breadboard
  • 5 botões
  • 1 piezo speaker
  • 1 ldr
  • 6 resistências de 1 Kohm ou mais (servem como resistências pull-down, que ligam, cada uma o respectivo pin da placa à terra, ou "ground", "puxando" o valor lido pelo pin para "LOW", quando o circuito ligado ao mesmo fica aberto)
  • Cabos de ligação
  • Placa Arduino

 

Esquema do circuito: 

 

Programa:

 

 

int notesToPlay[7];

int notes[] = {

  NOTE_C5, NOTE_D5, NOTE_E5, NOTE_F5, NOTE_G5 };

 

void setup() {

pinMode(button1Pin, INPUT);

pinMode(button2Pin, INPUT);

pinMode(button3Pin, INPUT);

pinMode(button4Pin, INPUT);

pinMode(button5Pin, INPUT);

pinMode(8, OUTPUT);

Serial.begin(9600);

}

 

void loop() {

  for (int thisButton = 0; thisButton < 5; thisButton++) {

    notesToPlay[thisButton] = notes[thisButton];

    int ldrReading = analogRead(ldrPin);

    notesToPlay[thisButton] = notes[thisButton] + (ldrReading * 0.1) - (ldrNeutral * 0.1);

    buttonState[thisButton] = digitalRead(buttonPin[thisButton]);

    if (buttonState[thisButton] == HIGH) {

      // play the note corresponding to this button:

      tone(8, notesToPlay[thisButton], 20);

    } 

  }

}

 

 07/03/2011

Fizemos hoje a terceira experiência com a placa arduino.

 

 

 

Material (hardware):

1x Breadboard

1x Arduino Uno

1x Led

1x LDR

3x Resistências

11x Cabos de ligação

1x Piezzo Buzzer (altifalante)

Mac ou PC com Windows XP ou sistema operativo mais recente

 

Software*:

Ambiente de desenvolvimento da Arduino (software de programação). 

 

Procedimento:

1 - Montar o circuito na breadboard como indica a figura 3.

2 - Criar um programa novo no ambiente de desenvolvimento da Arduino, para obter o comportamento necessário.  Os programas de exemplo são muito úteis para aprender a linguagem de programação da placa Arduino e para poder tirar partido das suas funções.

3 - Ligar a placa Arduino ao computador.

4 - Transferir o programa para a placa, clicando no botão "upload" do ambiente de desenvolvimento.

5 - Esperar que a transferência termine e observar o comportamento do circuito.

Figura 3 - Esquema de montagem do circuito (criado em Fritzing**)

28/02/2011

 Fizemos hoje a nossa segunda experiência com a placa arduino.

 

 

 

Material (hardware):

1x Breadboard

1x Arduino Uno

1x Led

3x Resistências

5x Cabos de ligação

1x Butão

1x Piezzo Buzzer (altifalante)

Mac ou PC com Windows XP ou sistema operativo mais recente

 

Software*:

Ambiente de desenvolvimento da Arduino (software de programação). 

 

Procedimento:

1 - Montar o circuito na breadboard como indica a figura 2.

2 - Criar um programa novo no ambiente de desenvolvimento da Arduino, ou utilizar um dos exemplos existentes e modificá-lo para obter o comportamento necessário. Neste caso o programa poderá ser criado a partir do exemplo "Blink", "Button" ou "Tone Melody". Os programas de exemplo são muito úteis para aprender a linguagem de programação da placa Arduino e para poder tirar partido das suas funções.

3 - Ligar a placa Arduino ao computador.

4 - Transferir o programa para a placa, clicando no botão "upload" do ambiente de desenvolvimento.

5 - Esperar que a transferência termine e observar o comportamento do circuito.

 

Figura 2 - Esquema de montagem do circuito (criado em Fritzing**)

 

21/02/2011

Iniciámos hoje a fase de testes da placa Arduino.

 

 

Material (hardware):

1x Breadboard

1x Arduino Uno

2x Leds

2x Resistências

4x Cabos de ligação

Computador: PC com sistema operativo Windows ou Linux / Mac com Mac OS X.

 

Software*:

Ambiente de desenvolvimento da Arduino (software de programação). 

 

Procedimento:

1 - Montar o circuito na breadboard como indica a figura 1. Os pinos de saída da placa que decidimos utilizar foram o 7 e o 8 - estas saídas podem ser alteradas, desde que sejam definidas no programa que será transferido para a placa. Cada LED deverá estar ligado a uma resistência suficientemente forte para limitar a corrente que o atravessa, impedindo que o mesmo seja danificado. O ânodo do LED (terminal maior) deverá estar ligado à parte do circuito que liga ao pino de saída da placa. A outra ponta do circuito que liga ao cátodo do LED, deverá ligar à entrada "ground"(GND) da placa.

2 - Criar um programa no ambiente de desenvolvimento da Arduino (ou utilizar o programa de exemplo "Blink" e acrescentar as modificações necessárias. Para quem nunca utilizou o software da Arduino: Programação )

3 - Ligar a placa Arduino ao computador.

4 - Transferir o programa para a placa, clicando no botão "upload" do ambiente de desenvolvimento.

5 - Esperar que a transferência termine e observar o comportamento dos LEDs.

 

Figura 1 - Esquema de montagem do circuito (criado em Fritzing**)

 

*A lista não inclui o sistema operativo necessário para o funcionamento do computador.

**Fritzing é um software gratuito que permite criar esquemas de circuitos, de maneira intuitiva. Para mais informações aceder à página: https://fritzing.org/